sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Liderança e o Trabalho de Equipe

Estamos vivendo em um momento na história que aqueles que ocupam funções de liderança, devem saber equipar seus liderados e também trabalhar em equipe. E por isso é importante que os líderes, durante a sua formação, devem ter nítida dentro da equipe da qual fazem parte qual será sua função.

Do mesmo modo, eles também devem sempre deixar isso claro para as pessoas que estão sob sua liderança, a fim de que elas também busquem saber qual o seu lugar na equipe, descobrindo onde melhor podem desempenhar sua função e trabalhar com maior entusiasmo, afim de que contribuam com a sociedade.
Estes líderes devem ter consciência que a obra com a qual estão envolvidos no momento, não se restringe apenas a sua sobrevivência como individuos e nem é fruto de seu esforço pessoal, mas sim, que o resultado deve ser fruto de um trabalho coletivo.

Vocês conhecem aquela história em que perguntaram a dois pedreiros o que estavam fazendo em um determinado local? Um respondeu um pouco irritado, considerando que a pergunta não fazia nenhum sentido dizendo que estava assentando tijolos, enquanto o outro, que fazia o mesmo serviço na outra ponta do alicerce respondeu com muito orgulho e entusiasmo dizendo que estava construindo uma bela catedral.

Não há dúvida que o segundo pedreiro demonstrava atitude de um grande líder, tinha a visão do todo e conseguiu compartilhar o sonho da obra finalizada, com torres, sinos, piso de granito, grandes janelas e que tudo aquilo deveria começar por um simples murro. Ele parece saber qual era seu lugar e sua função específica dentro da equipe.

Posso afirmar que durante o tempo de aprendizado de um líder - que começa na sala de aula, e/ou em outros ambientes e atividades que complementam a sua formação profissional - é de suma importância que ele vá construindo a visão da sua obra, e que vá descobrindo a melhor maneira de trabalhar em equipe, sabendo que somente obterá resultado satisfatório se conseguir fazer que os sonhos dos que com ele trabalham também sejam realizados.

Isto é pensar como líder. Liderança também se aprende na escola, engana-se quem pensa o contrário, pois liderança é uma habilidade que deve ser aprendida e desenvolvida.

Daí a importância de se ênfatizar o trabalho em equipe, onde cada um dá o melhor de si em prol do todo, cada membro do grupo é um líder em sua área de competência e todos exercem uma ação conjunta (de liderança) em busca do objetivo final. Por tanto, é importante que cada um saiba qual a sua função dentro da equipe onde trabalha.

Este é um conceito muito bem instalado nas linhas de produção, onde cada um durante o processo de montagem vai dar o melhor de si para fazer a parte que lhes cabe, sabendo que lá na ponta estará a maquina funcionando com todos os componentes em ordem.

É por tudo isso, que tenho afirmado em todos os lugares onde vou, que se você quer ter o senso de realização pessoal em seu viver diário, viva a vida com alegria, saiba que as pessoas somente respeitam quem é líder. É uma questão intrínseca ao ser humano, a boa escola complementa e burila essa habilidade e a transforma em competência.

Dr. J. C. Pezini

Um comentário:

Danilo Fernandes disse...

Ola Dr. Jose Carlos!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/