terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Segredo da Liderança Eficaz

O Segredo da Liderança Eficaz
Rev. Dr. J. C. Pezini

Ao trabalhar com líderes sempre encontro entre eles aqueles que estão na liderança de uma igreja por um bom número de anos. Segundo eles, a igreja sob sua liderança tem crescido mostrando um bom desempenho durante seu pastorado. Os membros estão interessados em evangelismo, missões, ação social, etc. O entusiasmo dessas pessoas é tão alto que elas buscam todos os meios para que ministério que elas desenvolvem ganhe cada vez mais importância. Estão dispostas a investir mais tempo, dinheiro e trabalhar duro para envolver mais pessoas nos seus ministérios. Com isto sem perceberem transformam as assembléias deliberativas em reuniões políticas em vez de “comunhão dos santos”. Acabam assumindo funções aqueles que são os mais hábeis em influenciar pessoas para votar neles. Neste caso, pergunto: quem está de fato liderando esta igreja? O que o pastor precisa que fazer para ser eficaz em sua liderança?

Em qualquer organização o líder principal precisa descobrir o meio pelo qual terá sua liderança confirmada. Para isto ele deveria prestar atenção em algumas coisas a fim de tornar sua liderança mais ativa e dinâmica. As quais chamo de “Segredos de uma Liderança Eficaz”.

1. VISÃO – Todo e qualquer líder está envolto numa infinidade de tarefas a serem executadas diariamente. Sem excessão, não há como ignorar: lideranca significa muitas atividades. Todo líder tem de resolver problemas enquanto desenvolve seu trabalho. De certa forma, uma mãe de família tem os mesmos problemas que tem um gerente de uma empresa. Em outras palavras, todos nós temos coisas a fazer diariamente. No entanto os que se sobressaem em suas profissões são aqueles que aprendem a concentrar e focalizar sua energia no que que é prioritário. Isto não quer dizer que o líder deva esquecer-se das demais tarefas, mas sim focalizar sua atenção de forma que todas as outras atividades contribuam para a realização do seu objetivo principal. Isto é o que chamamos de VISÃO – definir e concentrar os esforços no que é a prioridade. VISÃO é uma maneira segura de trabalhar o hoje com os olhos no futuro, resolvendo os problemas do presentes com as lições aprendidas no passado. Visão funciona como uma lente que nos habilita a enxergar o futuro. Através dela nos concentramos no que acreditamos ser a prioridade para o agora e naturalmente influenciamos outros na execução do objetivo proposto. A importância da tarefa que nos foi confiada é o que nos motiva a investir o máximo de tempo e energia e nos capacita a atraimos outros.

O líder principal de uma igreja ou organização precisa desenvover habilidades para focalizar sua atenção naquilo que é prioritário e influenciar as pessoas para trabalhar entusiasticamente visando o crescimento da organização. Para atingir esse objetivo e ser eficaz precisará passar com clareza sua visão usando os meios comuns de comunicação. Se for pastor de uma comunidade local, para que todos saibam onde ele deseja chegar, poderá usar o púlpito, o ensino, a página escrita, o aconselhamento, etc.. A visão exposta com clareza criará um "compromisso magnético", que despertará o desejo nos outros de se envolverem no mesmo objetivo.

Pragmaticamente é a visão que produzirá o dinamismo na comunidade local. Não é dificil perceber que as atividades de algumas igrejas são um tanto cansativas. Suas atitividades não são diferentes das demais: nelas cantam-se hinos, ouvem-se sermões etc. No entanto, parece faltar uma pitada de emoção, dinamismo e vida. Certamente, na maioria das vezes, este problema pode ser devido a inexistência de visão clara, impedindo que as pessoas saibam que caminho tomar e onde deverão chegar no futuro. Também é possível que a atenção desta determinada igreja esteja voltada para um glorioso passado ou em discussões sobre como preservar o "status-quo".

Lembramos que a visão é o combustível poderoso que impulsiona para frente. Ela encoraja as pessoas envolvidas no ministério a acreditarem que os objetivos propostos podem ser facilmente alcançados. Ela desafia o líder a ser forte. Ela é importante, significante, algumas vezes difícil, mas compensadora. Agindo assim, o líder com visão cria na igreja um impulso de vida que reanima e transforma propósitos em atividades concretas. É responsabilidade do líder providenciar, mostrar e comunicar a visão aos seus seguidores. Ele é quem foi contratado para estar a frente. O verbo liderar está na forma ativa, indica que aquele que lidera deve fornecer alvos claros, propósitos definidos e realizáveis. Neste caso é a visão que mostrará o caminho pelo qual a igreja deve prosseguir.

2 – COMUNICAÇÃO – Ao conversar com pessoas percebo que elas tem "visões", idéias, projetos, propósitos, mas que sempre ficam no estratosférico, nunca se tornam realidade. Falam muito mas não realizam quase nada. Não conseguém objetivá-las. Se o líder deseja ser eficaz em seu trabalho precisa aprender um dos grandes segredos de uma liderança eficaz. Preciso aprender a definir, delinear e comunicar suas idéias. O líder de certa forma, domina os meios de comunicação em sua comunidade. Ele tem à sua disposição o púlpito, reuniões específicas, além de outros meios como apostilas, boletins, etc. Infelizmente por falta de conhecimento ou de habilidade em comunicar, muitos líderes perdem a visão antes de que ela seja implantada nas mentes e nos corações dos membros da igreja. Conheço muitos líderes, pastores que pensam que são mestres na arte e na ciência da comunicação que estão perdendo de goleada.

Devemos ser precisos no uso do púlpito, que é uma extraordinária fonte de comunicação. O líder deve ser menos prolixo, mais concentrado, e, sempre que possível levar o povo a pensar na visão que tem para a igreja. Para alcançar sucesso precisa apresentar o futuro relacionado à visão de modo que este possa atrair, entusiasmar e alegrar o coração daqueles que estão à sua volta, levando-os a compartilhar dos planos estabelecidos para a comunidade. Pense em alguns visionários que transmitiram seus sonhos com brilhantismo os quais ficaram em nossa memória para sempre, e atraíram muitos, como a "expansão do evangelho" através de Paulo.

Estes são alguns exemplos de como lideres com uma visão objetiva conseguiram envolver muitos em seus objetivos e tiveram sua liderança efetivada. Quando a visão do futuro é apresentada de uma maneira clara e pintada de uma cor bonita de se ver, é certo que muitos serão atraídos a participarem dela.

Na difícil tarefa de comunicar a visão a outros, o líder poderá enfrentar oposição. Ele não pode estar despreparado, precisa antecipar as críticas, e estar sempre a frente, pronto para responder com sabedoria a qualquer questionamento. É na profundidade de seus pensamentos, na seriedade de seu compromisso e na habilidade de sua comunicação que vencerá a batalha da liderança eficaz, mobilizando a seu favor, as pessoas ao seu redor.

3. CONFIANÇA E CREDIBILIDADE. Confiança é como um óleo lubrificante que permite o bom funcionamento dos integrantes da comunidade. Sem confiança a igreja será um amontoado de pequenos grupos, que gastarão sua energia lutando entre si, atrapalhando o progresso para o alvo e até impedindo-o de ser alcançado. A confiança se personifica no caráter do líder que, sempre consistente, simples e persistente, caminha à frente do povo trazendo-o consigo para o objetivo a ser alcançado. O rebanho precisa ver o líder como ele realmente é. Não deve haver surpresas. Com transparência ele deve ser para o povo a personificação da visão, um modelo a ser seguido.

O líder tem que estar conciente de que toda inovação causa resistência, por este motivo deve ser persistente. Ele não pode desistir. Caso contrário estará dizendo ao povo que a visão de nada vale. Mostrando dedicação, paixão e persistência, ganhará a credibilidade e se firmará como líder. As pessoas são mais encorajadas pelo exemplo do que por idéias, Acreditam mais num líder que mostra consistência e persistência. Essa credibilidade dá ao povo a motivação necessária para compreender e aceitar a visão e cooperar com o líder até que esta seja alcançada. É somente quando o líder tem a confiança de seu povo que conseguirá eficácia em sua liderança.

CONCLUSÃO VISÃO – Onde chegar no futuro; COMUNICAÇÃO - envolvimento e motivação eficaz da igreja. CONFIANÇA e CREDIBILIDADE - na pessoa do líder; é o segredo de uma liderança eficaz. O líder que não desejar refletir sobre essas verdades, deverá assumir as conseqüências de sua decisão, ou seja: igrejas passivas com conflitos constantes entre os próprios membros e igrejas que não crescem como deveriam. Por outro lado, o líder que quiser desenvolver sua liderança para a glória de Deus e Seu Reino, visando qualidade e quantidade, ponderará seriamente sobre os segredos que acabamos de apresentar. O trabalho é árduo - quem busca trabalho fácil não deve pensar em ministério com êxito.

2 comentários:

Pr. Paulo disse...

Liderar é um "santo enrrosco" que Deus nos convida, obrigado pela reflexão. Esse texto me ajudou a entender que não estou sozinho nesse facinante e árduo chamado.

Preciso crescer para diminuir cada vez mais.

Crescer na habilidade de liderar,
Diminuir na compreensão da minha própria eficácia.

- QUE JESUS CRESÇA E EU DESAPAREÇA!

Valdecir Lima disse...

Parabéns pelas instruções sobre liderança Pr. Pezini, pois hoje temos muitas lideranças que perderam a visão do Reino, aquela que nosso maior mestre nos ensina através do evangelho, e transformam-se em "Profissionais do Negócio do Evangelho", perdendo o foco das necessidades das ovelhas, mas com toda atenção voltada para a lã dessas mesma ovelhas.

Pb.Valdecir Lima