segunda-feira, 13 de julho de 2009

Caminho para a ESPIRITUALIDADE

José Carlos Pezini - Luis Alexandre Ribeiro Branco
Você está confuso quanto a sua espiritualidade? A leitura de Caminho para a Espiritualidade, te ajudará a reencontrar o caminho da comunhão e da alegria de andar com Deus.

Pr. Ronald CarvalhoDiretor Executivo da Junta Administrativa de Missões da Convenção Batista Nacional.

Na atualidade, o conceito religião (religare) não quer dizer, necessariamente, religação com Deus, mas sim ter uma experiência com os mistérios sagrados, os ritos de contato com as divindades, as dimensões invisíveis, a consciência. Ainda no início do século XX, havia o anúncio da extinção do fenômeno religioso. Entretanto, religião e religiosidade não desapareceram e estariam sendo revividas na dimensão da espiritualidade. Espiritualidade é um tema atual.

Profissionais da saúde e pesquisadores vêm, cada vez mais, reconhecendo a importância da dimensão espiritual para a saúde. Contudo, é necessário coragem para lidar com uma área repleta de preconceitos tanto a favor quanto contra a espiritualidade. Sobretudo, quando se trata de uma espiritualidade centrada não na subjetividade individual, mas na objetividade da autoridade da Bíblia e de um relacionamento com o sagrado na manifestação histórica do Cristo.

Os autores, de posse da lógica protestante de que a expressão da verdade está nos tempos bíblicos, resgatam, do passado, as diretrizes da espiritualidade. Esse resgate histórico é bastante interessante em contraste com a pós-modernidade, a qual, de um lado, nega a ideia de certo e errado e, de outro lado, impõe às pessoas uma crise de sentido – à medida que há avanços tecnológicos e retrocessos/estagnações nas relações humanas perpassadas, atualmente, por vários tipos de violência, sendo a violência doméstica a mais perversa de todas.
Mas há esperança. A proposta dos autores é a de uma espiritualidade enquanto relacionamento com Deus, mediado pela pessoa de Jesus Cristo, que gera uma quebra de homeostase. Portanto, mudança. E toda mudança, superficial ou profunda, exige uma busca por novo equilíbrio.

Para os autores, o coração humano necessita, para a sua humanização, da experiência do amor divino, revelado em 66 cartas e na manifestação histórica da cruz. Assim, a espiritualidade não está circunscrita a lugares tidos por sagrados, mas ao relacionamento com o Deus revelado nas Escrituras e manifesto historicamente pela Segunda Pessoa da Trindade.

Pastor José Carlos Pezini ordenado pela Igreja Presbiteriana do Brasil desde 1987, escritor, professor, plantador de igrejas, consultor, e expert em treinamento de liderança. É consultor de treinamento de líderes nos Estados Unidos e em muitos outros países. Em dezembro de 1996 tornou-se pastor de um grupo de brasileiros em Atlanta, Georgia. A comunidade cresceu rapidamente e se tornou igreja, com estes brasileiros outras igrejas foram iniciadas. Em 2001 começou um centro de treinamento de liderança com o propósito de equipar líderes para as igrejas imigrantes em sua missão nos EUA. Em 2002 foi contratado pela Outreach Foundation para dar consultoria, treinamento de liderança, mentoramento e coaching nos EUA bem como em outros Países. Concluiu seu doutorado em ministério no Columbia Theological Seminary, na área de plantação de novas igrejas, em 2007. Publicou os seguintes livros: Chamados a viver, 2000; Cuidando bem dos Recursos que Deus nos dá, 2002; é co-autor de Liderança Pastoral Transformadora, em 2007.

Pastor Luis Alexandre Ribeiro Branco é casado com Lidiane e é pai de duas lindas filhas, Micaela e Alexandra. É missionário da Junta Administrativa de Missões da Convenção Batista Nacional (Brasil), enviado pela Igreja Batista Central de Petrópolis. Trabalhou por alguns anos com implantação de igreja na Ásia e treinamento de obreiros nacionais. Serviu como pastor na North Sea Baptist Church, em Stavanger, na Noruega, e em janeiro de 2006 chegou a Portugal onde é pastor da Igreja Evangélica Baptista de Cascais.
Serviço:

Caminho para a Espiritualidade
José Carlos Pezini
Luis Alexandre Ribeiro Branco
Scortecci Editora
Espiritualidade
ISBN 978-85-366-1458-8
Formato 14 X 21 cm
120 páginas
1ª edição - 2009
Mais informações:
Catálogo Virtual de Publicações
Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Nenhum comentário: