sábado, 25 de setembro de 2010

O Bom é inimigo do Melhor

Como não se deixar sucumbir pelas tentações em uma liderança ou em uma organização bem sucedida.

O bom geralmente é inimigo do melhor. A primeira razão pela qual alguns líderes nunca chegam a ser excelentes é porque eles são bons e estão à frente. Por causa disto eles param de crescer, de aprender, de correr riscos e param de mudar. Normalmente eles se apóiam em suas marcas dos sucessos obtidos anteriormente como evidências para justificar aonde chegaram. Eles acreditam em seus próprios caminhos e se fecham para todos os demais. Esses líderes dessas organizações bem-sucedidas são capazes de escrever seus conceitos e produzem seus próprios manuais e formulas. Quando atingem esse ponto, suas organizações param de crescer e passam para uma mentalidade de manutenção.

Enumeraremos alguns fatores que devem ser evitados a fim de que sua organização e liderança continuem crescendo e competindo no mercado. A chave para vencer essas tentações é ter consciência desta realidade. Quanto mais consciente você esteja mais facilmente você reconhecerá a ação que deverá tomar para evitá-la.

1. Líderes de organizações bem-sucedidas param de investir em si mesmos.

Por quê? Porque eles pensam que já conseguiram tudo o que precisavam. Eles continuam trabalhando duro em suas empresas, mas pararam de investir em si mesmos. Eles usam suas experiências e recordes como desculpas para não mais ler bons livros ou freqüentar cursos. Workshops ou seminários etc. A justificativa para esta atitude é baseada em suas conquistas e habilidades que aprenderam no passado e descansam no sucesso conquistado.

Qual é o remédio: Continuar investindo em si mesmo enquanto trabalha duro em sua empresa. Esteja comprometido em um programa pessoal de crescimento onde você deliberadamente desenvolve suas habilidades. Torne isto uma disciplina pessoal. Quanto mais você crescer, mais ganha credibilidade e competência para fazer outros crescerem juntamente contigo. No entanto, quando você pára de crescer, você não fica apenas estacionado, mas impedirá que aqueles que você lidera também cresçam.

2. Líderes de organizações bem-sucedidas param de pensar grande

Por quê? Quando a equipe está formada, alguns líderes começam a achar que estão seguros. Eles param de jogar para vencer e começam a jogar para não perder. No inicio eles pensavam grande e inovavam, pensavam em vencer, agora pensam em como manter o sucesso obtido. Eles perdem a fome e passam mais tempo mantendo o que conseguiram, do que exercitando para crescer.

Qual o remédio: Nunca tire o pé do acelerador para descansar, refletir e nunca celebre demasiadamente porque é mais fácil de acelerar enquanto está em movimento do que arrancar quando está parado. Para continuar com fome e pensando grande faça o seguinte:
a. Quando você estiver indo bem, vá as compras. Um dos melhores caminhos para exercitar seu pensamento e afastar o conforto e a rotina é visitar companhias que estão indo melhor do que você.
b. Acelere sua insatisfação. Mantenha-se insatisfeito pelo que já conseguiu. Isto não significa que nunca vai ser grato pela conquista ou nunca estará satisfeito. Insatisfação é um meio criativo para continuar crescendo e chegar a ser melhor do que você já é. Trabalhar pesado em você mesmo e investir exaustivamente em sua equipe é o grande segredo.
c. Desenvolva uma mentalidade que jamais perderá um cliente sequer para o seu concorrente.
d. Continue estabelecendo alvos para sua equipe. Um alvo somente é eficaz quando te força a mudar, quando te força a tomar grandes decisões e ações ousadas. Se você alcançar seus alvos sem muito esforço é porque eram pequenos de mais.

3. Líderes de organizações bem-sucedidas param de liderar de frente.

Por quê? Quando conseguem resultados em seu negócio e a empresa continua caminhando eles pensam que tudo está sob controle. Então pegam o controle remoto e senta no escritório, de onde presidem e administram distante daqueles que lideram.

Qual é o remédio: Mantenha-se engajado junto com sua equipe e faça o seguinte:
a. Freqüentes reuniões onde sua presença faz diferença positiva
b. Esteja envolvido na contratação de funcionários, esta é uma tarefa intransferível.
c. Conduza um a um de seus liderados nas seções de coaching com todo o seu potencial
d. Gaste tempo desenvolvendo relacionamento com as pessoas. Liderança se concretiza por relacionamentos.
e. Elogie aqueles que se esforçaram no alcance dos alvos e confronte aqueles que tiveram um desempenho pobre rapidamente.
f. Comunique a visão e valores de sua organização de forma clara e constante.

4. Líderes de organização bem-sucedidas param de investir na vida de outros.

Por quê? Líderes bem-sucedidos olham para os resultados. É como se eles dirigissem um carro olhando pelo retrovisor. Convenceram a si mesmos de que são bons, sem eles nada teria acontecido. Por isto deixam de delegar, compartilhar liderança. Por esta razão eles acumulam mais e mais responsabilidades ao invés de desenvolver liderança e compartilhar com sua equipe.

Qual o remédio: Comprometa-se a criar uma equipe consistente e invista em todos os empregados mentoreando cada um deles a fim de que estes alcancem o máximo de seu potencial. Evite fazer com que as pessoas sejam dependentes de você. Desenvolva líderes em todos os níveis a fim de multiplicar sua liderança e eficácia.

5. Líderes de organizações bem-sucedidas param de cobrar responsabilidades de seus liderados

Por quê? Se os resultados estão sendo satisfatórios e não há crise, por que cobrar das pessoas e pressioná-las por resultados? Tudo está indo muito bem.

Qual é o remédio: Redefina os objetivos da empresa fim de criar expectativas, então às pessoas tornarão mais focadas e são pressionados a ter um desempenho mais positiva.
a. Responda rapidamente quando as pessoas deixarem a desejar. Lembrem-se de que as pessoas não fazem aquilo que esperamos, somente aquilo que cobramos.
b. Reconheça e valorize em público aqueles que estão acima da média em seu desempenho.
c. De forma proativa contrate novos talentos para reduzir a chances de ficar abaixo do que pode produzir.

6. Líderes de organizações bem-sucedidas começam a abandonar suas bases

Por quê? A tendência natural de quem está indo bem é deixar que as pessoas comecem desistir das disciplinas e decisões que os fizeram bem-sucedidos.

Qual o remédio: Repense as disciplinas que o fizeram bem-sucedido
a. Mantenha-se focado. Nunca esqueça os valores que o fizeram bem-sucedido.

Nenhum comentário: