sábado, 17 de dezembro de 2011

O LÍDER SÁBIO

Creio que para ser verdadeiro, temos que admitir, que nenhum de nós, que estamos desempenhando uma função de liderança, desejamos desagradar a Deus, nosso criador, fazendo aquilo que ele detesta e desaprova. Muito menos aquilo que ele não tolera. Transformando nosso ambiente de trabalho em um lugar hostil onde não há paz e nem tranquilidade.

Entretanto, ao consultar o livro de Provérbio no capitulo 6:16-19, do grande sábio, o Rei Salomão, me deparei com um grande conselho. Descobri que, de alguma forma, nós líderes cristãos, já caímos nesta armadilha mais de uma vez, por ignorarmos ou por sermos vítimas de nossos próprios hábitos. Creio que negar este fato, dizendo que não, piora nossa situação como líder. Então só nos resta reconhecer nossa fraqueza e pedir perdão a Deus. Mas, precisamos tomar a iniciativa e ir além. Devemos colocar esses alertas em um lugar onde podemos vê-los diariamente. Então, lutar, com a ajuda do Espírito Santo, para mudar nossos velhos hábitos. Somente de forma desempenharemos nosso trabalho como líder sem sofrermos as consequências pelos nossos erros. Agindo assim conheceremos a vontade de Deus que é boa, perfeita e é agradável.

Vamos ler cuidadosamente. Repita a leitura, ouça mais uma vez.

Aqui estão as seis coisas que o Senhor detesta

Ø Olhos arrogantes ou altivos,

Ø Língua que profere mentiras, ou mentirosa,

Ø Mãos que matam o inocente,

Ø Coração que planeja maldades, ou traça planos perversos,

Ø Pés que correm pela trilha da impiedade, ou que se apressa para fazer o mal,

Ø Boca que mente e é cheia de falsidade, ou testemunha falsa que espalha mentiras.

Contou? Essas, são essas as seis coisas que o Senhor detesta. Percebeu como é fácil de serem ignoradas? Bem, o que será que nos leva a falhar em alguma delas? O que acha de gastar um tempo pensando e tomar notas das coisas que podem levar a agir sem prestar atenção a esses alertas?

Agora olhe para sua vida como líder, tente lembrar alguma situação onde, de alguma forma, você agiu exatamente o contrário a esses alertas.

Mas há uma outra coisa que segundo o sábio é pior ainda. Esta o Senhor não tolera de forma alguma. Leiamos cuidadosamente:

E a sétima o Senhor não tolera:

Ø Aquele que provoca briga, confusão, ou discórdia entre irmãos. Eu tomo a liberdade de acrescentar algo dizendo; aqueles que provocam divisão, ou discórdia na equipe de trabalho.

Você já viu este filme antes? Sei que já. Só nos resta uma coisa; estampar esses conselhos em letras grandes em um lugar visível e todos os dias ao chegar no local de trabalho lê-los cuidadosamente. pedir misericórdia do Senhor que é rico em perdoar e ficar alerta às nossas ações, tentando mudar nossos hábitos diariamente. Se conseguirmos pautar nossa liderança por esses conselhos gozaremos de paz e desfrutaremos de um ambiente de trabalho sadio. Ao contrário pagaremos um preço pelos nossos atos. Não há como nos desculpar porque fomos alertados com antecedência.

Nenhum comentário: