segunda-feira, 13 de junho de 2011

COMO EVITAR A PROCRASTINAÇÃO?

Os líderes que sabiamente usam seu tempo, venceram o hábito da procrastinação. Procrastinar é o hábito de deixar para amanhã. É a tentação de adiar o que deve ser feito. O que foi adiado, em um futuro próximo tornar-se-á urgência. Em algum momento deverá ser feito, e o será com pouco ou nenhum planejamento, maior pressão e, muitas vezes, fora do horário em que deveria ter sido realizado. A procrastinação atrapalha por demais a gestão sábia do tempo. A lista de coisas a serem feitas crescerá, e, como resultado, causará desmotivação, desconforto, ansiedade, descontrole, estresse, sentimento de culpa e perda de produtividade.

Os líderes devem estar atentos para discernir o que podem levá-los a procrastinação. Normalmente, o excesso de confiança ou otimismo é a causa da procrastinação. Ocorre quando o indivíduo está convencido de que consegue fazer a tarefa mais rápido do que o tempo que lhe foi delegado. Dificuldade em assumir tarefas longas, complexas ou falta de conhecimento do assunto podem, também, levar a adiar o que deve ser feito. Por outro lado, o líder perfeccionista, que nunca está contente com o que vê, e sempre questiona os resultados, acaba levando mais tempo do que o necessário para terminar uma tarefa. Ele, normalmente, diz: só vou começar quando souber de fato a tarefa; vou procurar a melhor ferramenta. Hostilidade, quando o indivíduo não gosta do tema ou o tema não o atrai.

Os líderes devem estar atentos para discernir o que podem levá-los a procrastinação.

A procrastinação pode ser causada por:

Excesso de confiança ou otimismo ocorre quando o indivíduo está convencido de que consegue fazer a tarefa mais rápido do que o tempo que lhe foi delegado; dificuldade em assumir tarefas longas, complexas ou falta de conhecimento do assunto podem, também, levar a adiar o que deve ser feito; falta de conhecimento sobre o assunto; perfeccionismo: o líder perfeccionista nunca está contente com o que vê, e sempre questiona os resultados, acaba levando mais tempo do que o necessário para terminar uma tarefa; hostilidade: quando não gostam do tema, ou o tema não os atraem.

Nenhum comentário: